Belt de transferência: Para que serve?

Você sabe qual a função da Belt de transferência dentro da sua máquina?
Para entendermos qual é a funcionalidade da cinta de transferência (também conhecida como belt) é necessário entender, primeiramente, como ocorre o processo de impressão dos equipamentos a laser.
Resumidamente, neste sistema de impressão, o processo se inicia quando o papel é puxado da bandeja pelo pickup roller sendo transportado pelo rolo de alimentação. E então, uma carga elétrica positiva fornecida pelo rolo de carga é aplicada em todo o cilindro de imagem que começa a trabalhar em movimento rotativo. Neste momento, o laser emite feixes de luz que passam pelo diodo e refletem no espelho, atingindo a superfície do cilindro. Nos pontos em que o cilindro é atingido pelo laser, são gerados pontos de carga negativa criando um desenho eletrostático. Este desenho corresponde à imagem ou texto a ser impresso.
Depois que o processo de imageamento é realizado, o cilindro entra em contato com pó de toner que, por possuir carga positiva, é atraído para o desenho já definido. Logo após, o papel passa pelo rolo de transferência carregando-se negativamente, para então entrar em contato com o cilindro e realizar a transferência do desenho para sua superfície.
O último passo da impressão acontece dentro da unidade de fusão, onde o papel passa pelo rolo fusor aquecido, que tem a função de derreter as partículas de pó do toner na fibra do papel e finaliza no rolo de pressão, onde o toner derretido é ‘prensado’ na folha garantido a fixação da imagem. Mas onde a belt se encaixa neste processo?
Nem todos os equipamentos a laser possuem esta peça. A questão é que, a belt de transferência comumente só é encontrada em modelos policromáticos e de produção. A sua função principal é receber o toner em sua superfície e fazer a transferência do desenho para o papel. Mas, como acabamos de aprender, este trabalho já é executado pelo cilindro. Então, quais são as vantagens que a belt é capaz de oferecer ao equipamento?
Qualidade nas impressões! Ela consegue oferecer mais precisão na transferência de informação, evitando falhas como: Erro de registro; micro desalinhamento, desfocagem da imagem, dispersão da cor, entre outros.
Produtividade! O uso da belt otimiza o processo de impressão, principalmente impressões coloridas, uma vez que, a cinta é capaz de coletar todas as cores de cada cilindro em uma única ‘passada’ e transferi-la ao papel de uma vez só. Nos equipamentos policromáticos em que não se utiliza belt, para receber todas as cores, o papel tem de passar por cada cilindro individualmente para formar a imagem.
Aumento da vida útil dos suprimentos! A utilização da belt diminui o desgaste do cilindro, já que existe uma diferença grande em relação ao atrito causado pelo contato no papel, e o atrito causado pelo contato com a cinta. Além de também, evitar que haja desperdício de toner, uma vez que, durante o processo de carregamento, a peça desliza na frente de todos os cartuchos permitindo que o suprimento seja distribuído de forma mais exata.
Entendendo o por que algumas máquinas utilizam deste acessório para otimizar seus resultados, fica mais fácil ter a percepção do quão importante é mantê-la em perfeito funcionamento. Portanto, se sua máquina possui uma belt de transferência, atente-se sempre ao tempo de vida útil da peça e sempre que necessário, realize a troca.
Precisando substituir sua belt de transferência? Na Distrivisa, você encontra peças originais de qualidade. Entre em contato com a gente! (31)3489-3400 ou 0800 285 3400 | (11) 2222-1444 ou 0800 042 0007.