Cartucho não reconhecido: Saiba como resolver!

O que fazer quando minha impressora não reconhece o meu cartucho novo?
Assim como todo consumível de um equipamento de impressão, os cartuchos precisam ser trocados constantemente. Durante o processo de troca, podemos nos deparar com situações que de início parecem ser desesperadoras, uma destas é quando a impressora não reconhece o toner recém comprado.
Se você que está lendo já passou por isso, com certeza sabe o quanto é assustador imaginar que, na hora da troca, o equipamento foi danificado e que terá que investir com assistência técnica, ou pior ainda, terá que adquirir uma máquina nova. No entanto, estamos disponibilizando a você este texto justamente para te dizer que nem tudo é tão ruim o quanto aparenta ser e, seguindo estas dicas, você provavelmente poderá reverter este erro sem a ajuda de terceiros.
Primeira dica, verifique se o cartucho adquirido realmente é o ideal para sua máquina. Na hora de efetuar a compra do suprimento novo, pode ocorrer a falta de atenção no momento de observar as especificações do produto, resultando na compra do consumível errado, ou seja, não compatível ao equipamento.
As especificações do produto comumente estão disponíveis no site da loja fornecedora, mas caso não sejam encontradas, você pode coletar estas informações junto aos meios de comunicação do fabricante ou no próprio manual do produto.
Segunda dica, desinstale o produto da máquina para análise. Normalmente, os cartuchos novos possuem uma fita de proteção envolta dos conectores ou chip. Certifique-se de que esta fita foi retirada antes de encaixar o produto dentro da máquina. Caso perceba que o lacre não foi removido, realize o processo de remoção e confira se o problema de falta de reconhecimento foi resolvido.
Caso ainda assim o seu problema não tenha sido solucionado, deveremos partir para a terceira dica. Se seu equipamento a tinta não for dotado de tecnologias que realizam a limpeza da cabeça de impressão sem ser necessária intervenção manual, como por exemplo a tecnologia PrecisonCore da Epson, realize você mesmo a limpeza dos conectores do cartucho e da máquina. Com muito cuidado utilize um cotonete, ou outro objeto que não solte fiapos, levemente umedecido com solução limpa contato e passe, cuidadosamente, sob os conectores do cartucho e em seguida, sob os conectores da máquina. Em seguida, aguarde alguns minutos até que ambos estejam totalmente secos e encaixem novamente para verificar se estão funcionando. É imprescindível que o equipamento esteja desconectado da tomada na hora de realizar a limpeza.
Se seu equipamento for a laser, a dica é diferente! Caso sua impressora utilize uma espécie de ‘gancho’ para se conectar ao suprimento, verifique se o mesmo está coberto de resíduo. Caso a resposta seja positiva, realize a limpeza do local seguindo o mesmo procedimento citado a cima.
Já alguns cartuchos de toner, acompanham consigo um chip. Este chip faz o trabalho similar ao dos ganchos, ou seja, são responsáveis de fazer a conexão do toner à máquina. Realize testes para se certificar de que o acessório não está apresentando defeito, queimado. Se esse for o erro apresentado, infelizmente outro cartucho deverá ser utilizado e, você deverá se informar junto a loja onde o produto foi adquirido, quais procedimentos deverão ser seguidos para que você não sofra prejuízo.
Outra dica importante, é para máquinas a laser monocromática, verifique se o sensor TD (Sensor de densidade do toner) está apresentando defeito. Em casos em que esta peça não está em seu perfeito funcionamento, a máquina não consegue fazer a leitura da recarga de toner, consequentemente, impedindo que as impressões continuem sendo feitas, uma vez que, a impressora não entende que possui suprimento disponível para ser utilizado.
Em situações em que nenhuma destas dicas funcionem, o mais aconselhado é que você recorra à assistência para que seja feita uma avaliação mais técnica e detalhada no equipamento para que assim, seja identificado onde está o erro e como o mesmo pode ser solucionado.
Sem dúvidas, a atitude mais importante para evitar que esses problemas ocorram em sua máquina é sempre investir em cartuchos de qualidade. A Distrivisa é especialista em oferecer suprimentos de impressão de altíssima qualidade com preços imperdíveis. Acesse www.distrivisa.com.br ou ligue (31)3489-3400 ou 0800 285 3400 para ficar por dentro das nossas ofertas.
Gostou das nossas dicas? Caso tenha alguma dúvida relacionada ao tema, entre em contato conosco.